20 de maio: Dia nacional do técnico e auxiliar de enfermagem
- 20/05/2025
- 0 Comentário(s)

O Dia do Técnico em Enfermagem é celebrado anualmente em 20 de maio, no Brasil, para homenagear os profissionais que cuidam da saúde das pessoas e exercem papel fundamental ao auxiliar os demais profissionais da saúde, como os médicos e enfermeiros. Essa data encerra a “Semana da Enfermagem”, que começa em 12 de maio, com a celebração do Dia Internacional da Enfermagem.
O Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem foi instituído a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
No Brasil há cerca de 6,6 milhões de profissionais da saúde em exercício, de acordo com o Ministério da Saúde, dentre os quais quase três milhões são da área de enfermagem, entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, segundo dados do Cofen.
O que faz um técnico em Enfermagem?
Um técnico em Enfermagem trabalha em colaboração com enfermeiros e médicos para proporcionar cuidados diretos aos pacientes. Logo, sua atuação inclui administração de medicamentos, realização de curativos e monitorização de sinais vitais, como pressão arterial e temperatura.
No dia a dia, o técnico ajuda na alimentação e higiene pessoal dos pacientes, mobilização e transporte dentro do hospital, e a observação contínua de mudanças no estado de saúde dos pacientes, reportando qualquer anomalia aos enfermeiros e médicos. Além disso, é responsável por preparar e esterilizar equipamentos médicos, assegurar que os pacientes estejam confortáveis e informados sobre seus tratamentos, e auxiliar em procedimentos médicos e cirúrgicos sob a supervisão de um enfermeiro registrado.
Além do trabalho direto com o paciente, o técnico em Enfermagem pode participar de campanhas de saúde pública, educação em saúde e prevenção de doenças, contribuindo significativamente para a promoção da saúde na comunidade.
O trabalho do técnico em Enfermagem
O mercado de trabalho para o técnico em Enfermagem permite que o profissional atue em diversos locais, visto a necessidade de ter uma equipe preparada para atender às necessidades dos enfermos.
Assim, o técnico de enfermagem pode trabalhar tanto em hospitais quanto em casas de repouso, centros de reabilitação, maternidades, unidades de saúde, clínicas e consultórios.
Qual curso forma o técnico em Enfermagem?
O curso Técnico em Enfermagem capacita os profissionais para atuar nessa área como auxiliar de enfermeiros e médicos. Essa formação é de nível médio, diferentemente do curso de Enfermagem, que é uma graduação de nível superior.
O curso de Técnico em Enfermagem tem duração média de dois anos. Para cursá-lo é preciso ter Ensino Médio completo ou fazer o curso técnico simultaneamente com o Ensino Médio. Na hora de escolher o curso é importante verificar se a instituição de ensino escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Depois de concluir a formação, o profissional preciso realizar a inscrição no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) da sua região.